Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 Portal IV


Libertadores
Qual Sera Campeão Da Libertadores
Corinthians
Estudiantes
Cerro Porteño
Flamengo
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (21 votos)


ONLINE
1






Total de visitas: 2318
Colunas do Neto

Dois coelhos com uma cajadada só

 

          Poucas vezes vi uma negociação de jogador beneficiar ao mesmo tempo as duas equipes. A transferência do Borges do São Paulo para o Grêmio não só contribuiu para a artilharia gaúcha, como também serviu para acalmar os ânimos no setor ofensivo da equipe do Morumbi, que vivia com constantes problemas de ego.

 

 

          Hoje em dia o Washington é praticamente unanimidade no ataque são-paulino e o Borges desandou a fazer os gols no tricolor gaúcho. O Grêmio liderou de forma isolada o grupo 1 do primeiro turno do Gauchão, tendo Borges como goleador do time e vice do torneio com 8 gols em 8 partidas.

          É claro que deve ter torcedor do São Paulo com saudades do Borges, afinal é um baita centroavante. Mas uma coisa é fato: esse negócio matou dois coelhos com uma cajadada só.



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 16h22
[
(53) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []




 
 

Aposta que pode dar certo...

 

          Agora o papo recorrente é a contratação do Antônio Carlos como novo técnico do Palmeiras. Acho uma aposta da diretoria principalmente pela pouca experiência dele como treinador. Se não me engano foram apenas 9 meses dirigindo o São Caetano. Só que tem uma coisa: poucos caras conhecem tanto de futebol quanto ele.

 

 

          Talvez ninguém se lembre, mas a base dessa equipe vencedora do Corinthians nas últimas temporadas foi formada por ele. O Antônio Carlos foi coordenador do Timão entre 2008 e 2009. Foi o ex-zagueiro que trouxe ao Parque São Jorge, por exemplo, Chicão e André Santos. Tenho certeza que ele poderá resgatar a gana de títulos do Verdão. A imagem raçuda de jogador certamente continuará na de treinador. Boa sorte a todos!!!



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 12h26
[
(141) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


18/02/2010

 
 

Muricy e Palmeiras?

Não deu liga, pô!!!

 

          Normalmente sou contra demissão precoce de treinador. Mas a diretoria do Palmeiras não tinha outra coisa a fazer. Muricy Ramalho e Palmeiras não se encaixaram. Não deu liga, pô! Essas coisas também acontecem no futebol. Até por isso compreendo perfeitamente a atitude de tirar o Muricy do cargo.

          Tentou-se manter uma seqüência de trabalho, mas foi uma paulada atrás da outra. Primeiro o Palmeiras perde o título brasileiro praticamente ganho, depois caiu fora do grupo dos 4 classificados para a Libertadores. Agora começa o ano com péssimos resultados. Não deu liga mesmo! Parece aquele casamento em que basta os noivos morarem juntos para um perceber que o outro tem bafo. Rapa fora na hora! 

 

 

          Só falta agora a diretoria correr atrás de medalhões como Paulo Autuori. Aí é brincadeira, né? Seis por meia dúzia não. O ideal agora para mim é buscar alguém que alie competência com identificação pelo time. Opções por aí tem Evair, Antônio Carlos, Jorginho entre outros...

          Já a saída do gerente Toninho Cecílio um absurdo. Poucos caras trabalharam como ele para fazer o Verdão voltar a ter mentalidade de time grande. Paciência, né?



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 18h27
[
(313) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []




 
 

Noite estranha no futebol!!!

 

          Tem coisas difíceis de explicar no futebol. Primeiro o Souza, aquele mesmo que venho criticando sistematicamente pela visível falta de capacidade técnica, fez dois gols na vitória do Corinthians sobre o Mogi Mirim por 3 a 0. Finalmente o centroavante resolveu jogar a bola de quando foi artilheiro do Brasileirão defendendo o Goiás em 2006.

          Depois, em pleno Palestra Itália, o Palmeiras levou um sacode do São Caetano. Essa goleada de 4 a 1 em casa vai fazer o clima no clube e principalmente do Muricy ficar bem difícil. Os recentes maus resultados também são conseqüência da atuação desastrosa da diretoria fora de campo. Tem se mexido pouco.

          Para completar o dia incomum o Botafogo surpreendeu o “galáctico” time do Flamengo. Dessa vez não teve Adriano e Love que desse jeito. O gol do jovem Caio fez brilhar a “estrela solitária”. E eu queimei a língua, hein??? Esse tal de Joel tem uma sorte do tamanho das tradições do clube. Vamos ver se ela persiste para a final contra o Vasco.

          Para alegria de uns e tristeza de outros, meus palpites, mesmo que errados, certamente persistirão...



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 00h05
[
(355) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


17/02/2010

 
 

Mais uma do Carnaval em SP. Jogão no Rio

 

          Na próxima sexta-feira teremos no desfile das campeãs, lado a lado, Gaviões da Fiel e Mancha Verde. Duas torcidas organizadas de origem que tem de provar cada vez mais que podem sim ser grandes escolas de samba. As cenas de rebeldia de parte dos integrantes dos Gaviões, que arremessaram até cadeiras contra a comissão julgadora, contrastam o pensamento social de muitos lá de dentro. E não são só os Gaviões não. A Mancha também faz trabalhos interessantes com a população carente. Só falta divulgação.

 

 

          De qualquer forma a partir desta sexta veremos se ambos podem conviver em harmonia no Carnaval. Se isso não acontecer veremos fatalmente o fim de ambas no grupo especial. Até porque é evidente que existe uma má vontade dos organizadores com esse tipo de “movimento” no grupo especial do Carnaval de São Paulo.

 

Noite Carioca: Falando em futebol nesta quarta teremos um grande jogo de futebol no maior palco do mundo. O Maracanã certamente lotará suas dependências para mais uma semifinal de Taça Guanabara. Flamengo e Botafogo jogam para decidir quem será o adversário do Vasco na grande final de 2010. Particularmente aposto no Mengão. Principalmente depois de me impressionar com a postura dos jogadores rubro-negros, que não foram pra noite no Carnaval e acordaram na manhã seguinte para treinar. Quase um milagre! Para o Botafogo seria milagroso também vencer seu maior adversário com o Joel no comando. Mas como tem coisas que só acontecem ao Botafogo, não duvido mais de nada.



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 16h41
[
(118) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []




 
 

Impressionantes 1000 jogos, 100 gols...

 

          Muita gente que não conhece o Rogério Ceni o considera mascarado, principalmente por ele fazer parte do seleto grupo dos jogadores politizados (do qual, admito, nunca fiz parte). Só que posso dizer de peito aberto que o goleiro do São Paulo não é só um profissional exemplar como também se trata de um ser humano maravilhoso.

          Os “especialistas” malas de plantão ficam indignados porque o Rogério não é desses caras que escancaram a vida particular para qualquer um ver. Não aparece mostrando sua casa no Mundo de Caras. Não tem a família em matérias xororô (aquelas que mexem com o lado emocional das pessoas). Mas isso não significa que se um torcedor procurá-lo em um shopping, por exemplo, não será tratado de forma digna e humilde.

 

         

          Muito tem se falado ultimamente sobre os números do maior ídolo do Tricolor. São 881 jogos com a camisa do São Paulo e 87 gols. Marcas incríveis! Nesses 2 anos de contrato que ainda restam ele facilmente arredondará esses números. Afinal, mesmo o Rogério não admitindo, 1000 jogos e 100 gols são metas de respeito. Praticamente inalcançáveis para qualquer goleiro do mundo.

          Portanto deixo aqui minha homenagem a esse grande goleiro. Um dos poucos amigos que fiz no futebol brasileiro.



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 11h13
[
(143) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


16/02/2010

 
 

Mais uma opção para a armação???

 

          Fui contemporâneo de Pita e Giovanni e lembro da categoria desses caras para jogar futebol. Ambos marcaram época pelo time da Vila Belmiro. O primeiro fez parte da primeira geração dos “Meninos da Vila” em 1978. Já o segundo foi maestro do Peixe no vice-campeonato brasileiro em 95. Da atual geração, o Paulo Henrique tem tudo para ser um dos grandes craques do Brasil. Não sei se com o mesmo brilho dos dois, mas certamente com técnica diferenciada.

          Particularmente não gosto muito do apelido Ganso, que no meio do futebol quer dizer perna de pau. Mas se o próprio PH gosta, fazer o que? Ele me disse que a alcunha Ganso pode ser uma estratégia de marketing interessante. E pensando bem, pode mesmo.

 

 

          Não acho que o Paulo Henrique tem rodagem necessária para defender a Seleção já nesta Copa da África. Mas Pelé em 58 não tinha, o Ronaldo em 94 também não tinha, portanto, poderia acontecer, pô!

          Estou dizendo isso porque se o Dunga tem implicância com o Ronaldinho e o Diego, o Paulo Henrique poderia ser uma opção jovem e interessante na armação. Como já questionei, quem vai assumir a função se acontecer algo com o Kaká? O que você acha???



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 13h06
[
(252) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


15/02/2010

 
 

Mais uma da "dupla comprometimento"

 

          Seguindo a mania do Dunga de desprestigiar os craques brasileiros, acompanhei a vitória da Juventus sobre o Genoa pelo campeonato italiano e o Diego jogou demais. Bateu uma bola redonda. Mas pelo visto muito pouco para convencer a atual comissão técnica da Seleção.

 

 

          Curiosamente, a exemplo do próprio renegado Ronaldinho Gaúcho, o ex-santista caiu no esquecimento já que era freqüentemente convocado. Quanta incoerência, hein??? E o tão valorizado comprometimento exaltado por Dunga/Jorginho? Oras, Diego fez parte do grupo Campeão da Copa América em 2007 e medalhista de bronze em Pequim. Vai entender né?

          Vira essa boca pra lá, mas quero só ver se algo acontecer com o Kaká até o Mundial. Quem vai criar? Quem vai assumir a responsabilidade?

          Pelo visto é bom Ronaldinho Gaúcho, Diego e outros craques brasileiros renegados começarem a preparar a pipoca para assistir aos jogos da Copa pela TV.



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 11h31
[
(196) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


14/02/2010

 
 

As duas paixões dos brasileiros...

 

          Optei por dar um tempo no futebol para falar um pouquinho de Carnaval. Aliás, essas são certamente as duas maiores paixões dos brasileiros. Fiquei muito feliz em desfilar na Gaviões da Fiel neste ano. Minha alegria nem é só pelo convite da escola, que foi realmente emocionante, mas também pela oportunidade de passar novamente momentos felizes ao lado de grandes amigos.

 

 

          Estiveram no Sambódromo comigo o Doutor Sócrates, Biro-Biro, Ezequiel, Ronaldo, Wladimir, Basílio, Geraldão, Dinei, entre outros ex-jogadores que percorreram comigo este mundo da bola. Isso sem contar os atletas do atual elenco e o próprio técnico Mano Menezes. Cada um, é claro, na sua respectiva ala. Representando sua parcela de história do Corinthians.

          De uma forma geral achei um evento muito emocionante e bem organizado. Para mim foi um desfile digno das tradições do clube. Digno do Centenário corintiano. Por sinal, sem o Corinthians não existiriam os Gaviões. Eu estou torcendo muito pela vitória deles neste Carnaval.



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 15h57
[
(145) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


13/02/2010

 
 

Câmara altera Lei Pelé em

prol dos clubes

 

Por Doutor Herói João Paulo Vicente

 

 

          Ao aprovar alterações na Lei Pelé, ontem, a Câmara dos Deputados criou benefícios extras a clubes de futebol e de esportes olímpicos. A proposta ainda pode ser modificada hoje, em nova votação no plenário, e, depois, segue para o Senado.

          Os clubes formadores de atletas olímpicos garantiram 0,5% dos recursos das loterias federais, que será retirado do percentual de 4,5% que recebe o Ministério do Esporte.

          A estimativa do relator do projeto, deputado José Rocha (PR-BA), é que a mudança destine cerca de R$ 20 milhões por ano para cerca de 20 clubes formadores de atletas no país. "Isso é muito importante para que tenhamos mais recursos para preparar os atletas para os Jogos de 2016", afirmou Rocha.

          Assim, o COB manteve o direito a 2% das loterias, parte destinada ao esporte estudantil. A ideia inicial era tirar percentual do bolo do comitê, que resistiu. O Ministério do Esporte aceitou conceder fatia de sua arrecadação para os clubes. No futebol, houve ganhos para os clubes na relação com os jogadores. José Rocha é ligado à CBF, de quem já recebeu doações eleitorais.

          Primeiro, a associação formadora do atleta passa a ter prioridade no primeiro contrato e na renovação deste com o jogador. Esse clube também terá direito a receber uma parcela, ainda a ser definida, de todas as negociações do jogador. A ideia é que seja 5%.

          Segundo, o texto aprovado cria um vínculo entre a agremiação e jogadores entre 14 anos e 16 anos, que hoje não existe. Por meio de uma bolsa de "jovem aprendiz", os clubes passariam a ter direito a 1% das transferências por ano de formação. Esse é um dos pontos que podem ser modificados na sessão de hoje do plenário.

          Terceiro, o projeto aprovado reduziu o "direito de arena" dos atletas. Hoje, 20% do que é recebido com as transmissões de jogos de futebol deve ser repassado para os atletas. Decisões judiciais já diminuíram esse percentual na prática. Com a mudança, os jogadores ficarão com apenas 5%, percentual que já recebem atualmente.

          Quarto, os sócios dos clubes não mais responderão com seus bens por cobranças judiciais de dívidas, como ocorre pela regra atual. Agora, segundo o deputado José Rocha, apenas os dirigentes serão responsáveis, com seus bens ou com bens do clube, por atos ilícitos e gestões temerárias.

          As regras para as TVs também passarão por modificações. Atualmente, a emissora que não comprar os direitos de transmissão de um jogo pode usar três minutos da disputa durante sua programação. Pela proposta, esse período é reduzido a um minuto e meio. Isso beneficia a TV Globo, detentora da maior parte dos direitos dos torneios de futebol no país.

Fonte Folha de S. Paulo - Esportes
MARIA CLARA CABRAL - DA SUCURSAL DE BRASÍLIA



Categoria: Justiça e Desporto
Escrito por Neto às 12h46
[
(42) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


12/02/2010

 
 

O homem do "Jogo da Velha"

 

          Quando postei aqui minha indignação quanto ao Botafogo ter contratado o Joel Santana, muita gente criticou. Preferiram falar que eu era bairrista, não tinha visão. Disseram por diversas vezes que “Papai Joel” era gênio coisa e tal. E naquele momento, ao contrário do que muitos pensavam, não se tratava de um ataque pessoal. Não tenho nada contra ele. Só o considero um treinador fraco. O pior com quem já trabalhei.

 

 

          Passadas algumas semanas, o começo da minha tese se confirmando. Com todo o respeito aos paraenses, mas um clube da grandeza do Fogão não pode perder para o modesto São Raimundo-PA. Chega a ser vergonhoso, pô!

          Cadê a salvadora pranchetinha do Joel naquele momento? Não funcionou? Para vai! Não vou cansar de dizer que pra mim o atual técnico do Botafogo joga o popular “Jogo da Velha” contra ele mesmo durante os 90 minutos de partida. E se bobear ainda arruma um jeito de perder. É brincadeira???



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 15h55
[
(157) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


11/02/2010

 
 

Pitacos da rodada

 

          Pra vocês verem, o Gilberto é um grande jogador, mas prejudicou demais o Cruzeiro nesta derrota para o Velez Sarsfield da Argentina. Ser expulso com poucos minutos de jogo na casa do adversário é complicado. Dois a zero foi até pouco.

 

          No Morumbi o São Paulo construiu um placar interessante contra o Monterrey do México. Mesmo não apresentando um futebol tão convincente, fez o resultado em casa e lergou com boas perspectivas na Libertadores. E o Washington, hein? Um baita artilheiro! E de pensar que uns são-paulinos cornetas falavam mal dele sem parar.

 

          Já na Copa do Brasil o Vasco sofreu para vencer o modesto Sousa da Paraíba por 2 a 1. Seguindo a minha tese do post anterior, ainda bem que teve o jogo de volta. Já o Botafogo deu vexame com o time completo foi derrotado pelo São Raimundo do Pará. É brincadeira, né? Pelo visto tem coisas que só acontecem mesmo ao Botafogo.

 

          O Palmeiras teve um jogo truncado frente ao Flamengo-PI. Para os que achavam que seria baba, engano. Os piauienses se mostraram fortes na marcação e deram trabalho. O gol solitário do Diego Souza evitou o fiasco e deu a chance de muita gente do Flamenguinho de conhecer a capital paulista.

 

          Dos clubes mais tradicionais, Grêmio e Bahia eliminaram o jogo de volta. Mesmo eu sendo contra esse regulamento, parabéns aos dois!



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 11h12
[
(176) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


10/02/2010

 
 

Força a Jardel e sacanagem com os pequenos

 

          Estarei esta quarta participando da transmissão da Band em um jogo que considero fundamental para o futuro do Palmeiras e do grande Jardel. Não sei se os mais jovens lembram, mas o atual centroavante do Flamengo do Piauí foi durante muitas temporadas um dos maiores artilheiros do futebol mundial.

          No Brasil levou o Grêmio a títulos importantes como os da Libertadores em 95 e da Recopa Sul-Americana do ano seguinte. Em Portugal, principalmente no Porto, desandou a fazer gols e rapidamente se adaptou ao estilo do futebol europeu. Lá foi quatro vezes campeão português e goleador vários anos seguidos.

          Uma pena ter tido problema com depressão e com drogas, pois tinha tudo para encerrar a carreira como um dos grandes da história.

 

 

          Quanto a Copa do Brasil, refletindo agora como comentarista, acho uma baita sacanagem com os clubes de menor expressão eliminar o jogo de volta com um placar de 2 ou mais gols. Fazendo isso a CBF não só tira o sonho dos atletas mais humildes de conhecer as grandes cidades e palcos do futebol brasileiro, como também faz com que os clubes arrecadem menos. Se é que isso é possível.

          Se querem utilizar um critério desses por problemas de calendário, então que coloque logo uns 4 ou 5 gols para eliminar. Ou que os grandes joguem com o time reserva, pô!



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 12h20
[
(160) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


09/02/2010

 
 

Incoerências na Seleção

 

          Respeito demais a dupla Dunga/Jorginho pelos resultados obtidos nas últimas competições oficiais com a Seleção Brasileira. Agora convocar o Gilberto e não o Roberto Carlos é uma falta de coerência tremenda. Nada contra o jogador do Cruzeiro, mas se a explicação for a idade do lateral corintiano (36 anos), o jogador do time mineiro tem 33. Se for técnica e títulos conquistados não preciso nem falar, né?

          E não convocar o Ronaldo ainda vai. Está lesionado, momentaneamente inativo. Agora deixar de fora o Ronaldinho Gaúcho é incompreensível. Principalmente porque ele atravessa uma excelente fase no Milan.

 

 

           Escutei o Jorginho em uma coletiva falando que técnica não é o mais importante no ato da convocação. O fundamental seria comprometimento com a Seleção Brasileira. Aí é brincadeira, né? Quem de todos esses caras tem mais comprometimento que Ronaldo, Ronaldinho e Roberto Carlos. Os três construíram uma história com a camisa verde-amarela. Jogaram por anos e conquistaram tudo o que podiam.  

          Continuo defendendo o retorno deles ao time brasileiro. É claro que sempre obedecendo o critério técnico. Se a convocação fosse hoje, por exemplo, o Ronaldo para mim estaria fora. Mas os outros dois estariam dentro. Bom mesmo deve ser Afonso Alves, Filipi Luís, Hulk e algumas outras invenções da comissão técnica.  

          Privilegiar comprometimento e não técnica é discutível. Pra mim chega a ser absurdo...



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 16h24
[
(768) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []


08/02/2010

  

Saudades da arte no futebol...

 

          A paradinha do Neymar no pênalti convertido sobre o Rogério Ceni no clássico deste domingo despertou muita polêmica. Tudo por causa de uma artimanha que normalmente é utilizada pelo bom jogador. Particularmente sou totalmente favorável. Até porque o sujeito ruim de bola, aquele perna de anão, que não sabe nem tabelar uma bola, tampouco acertar um passe de 5 metros, nunca vai conseguir fazer paradinha como aquela.


          As pessoas tinham que ter mais discernimento que a técnica faz parte do futebol. Ela tinha que ser exaltada e incentivada. E não depreciada como alguns fazem por aí. Querem de toda forma extinguir a arte no esporte. Isso sou contra. Pra falar a verdade esse discurso moralista usado por aí é coisa de jogador ruim e de “especialista” metido a besta que nunca chutou uma bola.

 

 
          Show da paradinha de Neymar, show das pedaladas de Robinho, show dos eternos calcanhares do Doutor Sócrates, do Edmundo chamando o adversário para o drible, do Raí fazendo gol de peito pelo mundo afora. Entre centenas de outros lances de pura arte. Sinto falta disso tudo... 



Categoria: Geral
Escrito por Neto às 14h32
[
(633) Vários Comentários] [envie esta mensagem ] []